lunes, 15 de febrero de 2010

Erupção do Vulcão Tungurahua !!!!


Autoridades Equatoriaas reagiram hoje (15/02/2010) com preocupação dado aumento súbito da atividade eruptiva do vulcão Tungurahua, que desde o final de dezembro foi subindo de forma constante sua força.

A Secretaria Nacional de Gestão de Risco informou que iniciou um plano para avaliar o impacto em várias regiões das províncias de Tungurahua e Chimborazo, no centro dos Andes equatorianos, pela queda de cinzas que sai do vulcão.

Após uma reunião com os funcionários das duas jurisdições, Maria del Pilar Cornejo, o Secretário de Gestão de Risco, informou sobre os estudos de impacto causado pelas cinzas, principalmente na agricultura e pecuária.

Cornejo disse que deve ser reativado os planos de contingência, de acordo com as avaliações e as condições, poderia acelerar a assistência de recursos às populações afectadas.

Por sua parte, o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional, que faz permanente vigilância do vulcão Tungurahua, relatou que a sua actividade tem vindo a aumentar, especialmente nas últimas 24 horas, com um maior número de explosões, alguns deles ouviu 30 km de distância.

Igualmente importantes são absorivdas mais freqüentemente gás e cinzas, em nuvens, que chegaram cerca de três quilômetros acima da cratera e, pelo vento, voltaram-se para o oeste e sudoeste.

Constantes terremotos e fontes de lava na cratera também fazem parte das actuais condições de Tungurahua, que constantemente emite ruídos, como o fole, que foram ouvidos em Riobamba, a capital da província de Chimborazo, localizados a mais de 30 quilômetros do vulcão .

As medições efectuadas pelo IG exalações estimado em 7.500 toneladas de dióxido de enxofre (SO2) do vulcão nas últimas horas, quando no dia anterior, o volume não sperou a 200 toneladas por dia.

O IG diz que a atividade do vulcão tenha um "crescimento sustentado" e em termos de tremores sísmicos relatou seis, "longos períodos", associados ao movimento de fluidos no interior da montanha.

Além disso, o relatório menciona 16 episódios de tremor ou tremores constantes por exalações freqüente de vapor e cinzas, bem como 18 explosões de intensidade moderada, com a expulsão de material incandescente e fontes de lava.

Ele também recebeu relatos de queda de cinzas em áreas de moderado El Manzano, Choglontus, Pillates, Bilbao e Juive, perto do vulcão.

Tungurahua, de 5.016 metros e localizada 135 quilômetros ao sul de Quito, iniciou seu atual processo eruptivo em 1999 e desde então tem períodos de alta atividade intercaladas com períodos de calma relativa.

(Essas informações foram traduzidas do Site da Cruz Vermelha Equatoriana HOJE (http://www.cruzroja.org.ec/SituacionVolcanTungurahua2010.htm), Sentimos fortemente os tremores do vulcão em três ocasiones hoje. Orem por Riobamba. La paz del Señor).

No hay comentarios: