martes, 24 de mayo de 2011

Entre a cruz e o trono, Ele escolheu a cruz…


Jesus estava no auge do seu ministério. Milagres, curas, maravilhas e impactantes demonstrações de poder haviam sido capazes de mover os corações de cada hebreu, fazendo-os sonhar de novo com a monarquia de Israel. O milagre da multiplicação dos pães, além de alimentar uma multidão faminta, fez muitos dos que estavam ali pensarem em um governante capaz de alimentar a todo um país, ou ao menos ao “seu” grupo sem maiores esforços. Reuniões foram convocadas de emergência, os principais e muito mais o povão deliberaram proclamar o nosso Salvador, como rei de Israel. Na mente de cada um daqueles homens estava o sedento desejo de vida... mas, esperem aí, eles queriam VIDA, mas vida fácil, o que Deus nunca prometeu a ninguém. Vejam o que Jesus fez: “Sabendo, pois, Jesus que estavam para vir com o intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte.” (João 6.15).
Havia muita lógica, do ponto de vista humano em aceitar a coroação. Para Jesus, o trono dava satisfação pessoal, a cruz dava dor. O Trono dava riqueza, ouro, prata, jóias, a cruz dava a morte. O trono dava fama, a cruz dava vergonha. O trono dava proteção num palácio, a cruz dava a opressão do inferno, o abandono do Pai, tudo isso precedido pela angústia do jardim.


Mas a visão do amado Mestre olhava mais além: Sendo rei, Jesus governaria Israel, mas não poderia salvar a mim e a você. Sendo rei Jesus poderia libertar do jugo romano, mas não do jugo do pecado. Sendo rei Jesus poderia alimentar até o mundo inteiro com comida, mas não saciaria a fome da nossa alma. Sendo rei ele daria paz social, mas não a paz como o mundo não pode dá. Sendo rei ele aumentaria a expectativa de vida, mas não daria vida em abundância e eterna. Sendo rei construiria casas para todos os sem-teto, mas não as mansões celestiais para nós preparadas.

Glórias a Jesus por que Ele escolheu a cruz...


Para Ele mesmo o Senhor não encontrava nada bom na cruz, sua morte na cruz era por amor a mim e a vc. Ele precisava vencer o pecado e a tentação até à cruz, para libertar a mim e a vc. Ele precisava vencer a morte na cruz, para dar vida a mim e a vc. Ele precisava tomar as chaves da morte e do inferno para nos dar o céu. A morte de Jesus na cruz não foi boa para Ele mesmo, foi boa para mim e pra vc. Quando Cristo rejeitou o trono o fez por mim e o fez por vc. Entre o trono e a cruz Ele amou VC. Está escrito: “Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.” (João 18.36).






Vc também deve rejeitar os “tronos” deste mundo e levar a sua cruz.


Jesus disse:


“Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.” (Mr. 8.35).


“Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” (Lc. 9.23).


“e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim.” (Mat. 10.38).


“Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.” (2 Co. 5.14).






Você também está amando a sua cruz? Ou você já aceitou o trono da fama, da vaidade, do “eu”, do egoísmo, entre outros?


Não se preocupe se muitos estão aceitando o trono, não aceite vc. Não se inquiete com o aumento da iniqüidade, seja santo vc. Não se espante se aquele evangelho romântico, de amor, sem interesse, está acabando, leve a cruz vc. Não desanime, olhe o alvo, não perca o rumo, pare de olhar pros lados, apenas veja Deus, imite a Deus, tenha sede por mais de Deus. Se por um acaso vc está lendo essas linhas, é porque Deus lhe está propondo mais uma vez que vc rejeite os “tronos” e aceite a sua cruz.

2 comentarios:

Anónimo dijo...

Muito, Muito e Muito bom. Nestes dias que muitos querem se nomear a Apostolos, a bispos, a Pai-Apóstolos, o meu Senhor o teu Senhor não escolheu trono e sim a cruz, glória a Deus que Ele a escolheu pois assim nos tornarmos mais do que vencedores em Cristo Jesus Nosso Senhor, o nosso verdadeiro referencial.

Anónimo dijo...

Eu sou acrescentaria: "todos aqueles que escolheram vida de cruz; Deus lhe prometeu vida de Trono.
Jesus - Filipenses 2:5-10.
Pedro/Discípulos Mateus 19:27-30
Cristão em Geral: Apocalipse 2:26, Apocalipse 1:6 - reis e sacerdotes.