lunes, 25 de julio de 2011

Como fazer uma igreja crescer?


Deus tem me abençoado muito, e toda igreja onde tenho pastoreado, pela sua infinita graça, tem crescido de maneira abençoada. Hoje, pela misericórdia do Senhor, estou abrindo mais uma obra, uma extensão do reino, um grupo de fiéis.

Mas, o que na realidade eu tenho aprendido é que, homem nenhum nesse mundo faz uma igreja crescer. Podem regar, podem plantar, mas somente Deus tem poder de fazer crescer sua igreja, sua noiva, o seu povo. Nem todos os métodos, projetos, “sonhos”, muito trabalho, sacrifício, nada o que vc possa fazer gerará por si só o tão desejado crescimento. Mas espere um momento, tenha paciência. Deus não fará tudo o que tem que ser feito, Ele dará o crescimento, se vc fizer a sua parte.

Vejamos os passos que um homem ou uma mulher devem dar para que Deus dê o crescimento à sua igreja. Tomando como base 1 Co. 3.6, é fácil identificar apenas duas tarefas que o homem pode desempenhar: plantar e regar. Veja alguns conselhos:

1. Evangelize – Deus não prega o evangelho, nem os anjos. Evangelize de todas as formas que estejam ao seu alcance: Rádio, Tv, na rua, ar livre, de casa em casa. Não dê lugar à preguiça, não tenha vergonha nem veja as dificuldades, apenas evangelize.

2. Visite – Faça um acompanhamento dos que entregam suas vidas a Cristo. Visite os crentes, principalmente os que estão passando por momentos difíceis.

3. Ore – Preste contas a Deus do seu trabalho, lute em oração pelos seus “filhos” na fé. Um líder de obra que não ora é um zero a esquerda, pior que um cachorro sem dentes, é como cão de guarda preguiçoso, mudo, nada compreende guardando as ovelhas do seu Senhor.

4. Paciência – Não se desespere, a planta vai nascer; semeando da forma certa, regando na medida correta, nasce porque nasce. Descanse. Quem faz bem feito, pode descansar.

Existem alguns que não sabem esperar Deus dar o crescimento, e começam a tomar atributos que só pertencem a Deus. Terminam sendo instrumentos nas mãos do diabo para afligir outros servos de Deus. Vão aí alguns conselhos para quem está sendo tentado a crescer muito rápido, correndo sem paciência:

1. Vença a tentação de ser pescador de aquário. Deus pode até permitir que convenças crentes de outras igrejas saírem para te “ajudar”, no entanto Deus cobrará de ti. Haverá um servo de Deus chorando por tua atitude e saiba que você vai colher, e o mal que estás fazendo sobre ti virá. Tenho visto muitas igrejas crescerem com crentes de outras partes, é lamentável o final deles, vergonhoso. Deus perdoa, mas, creia, não tem o culpado por inocente.

2. Vença a tentação do “pode tudo”. Alguns, no desespero de ver a igreja crescer, oferecem doutrina fácil, o tão conhecido “facilismo”. Tornam a igreja em clubes esportivos, outros a transformam em pista de dança e ainda dizem “é pra atrair os jovens”. Já não é o sangue de Jesus que atrai, é o esporte e a dança, teatro, etc. Já não importa a autenticidade do evangelho é necessário algo mais.

3. Não aceite membro na igreja de todo jeito, crente tem quer ser transformado, não perfeito, mas santo. A falta de bom testemunho entre os fieis freia consideravelmente o crescimento da obra do Senhor. Obreiro sem exemplo moral nem falar... Uma das causas mais fortes que impedem um vertiginoso crescimento da obra do Senhor é que muitos líderes já não são irrepreensíveis e o mau exemplo deles afasta um número maior que o número de pessoas que são atraídas pelo evangelho.

Poderíamos fazer muitas outras considerações sobre o crescimento da igreja, nem de longe um simples comentário esgota o tema, mais aí está um bom inicio para uma reflexão mais extensa, no futuro, sobre que tipo de crescimento podemos observar hoje em dia.

No hay comentarios: