martes, 3 de enero de 2012

A Heresia do RETETÉ (O fogo apenas começou...)

Depois do avivamento de 1910, do qual nascemos como denominação, e do surgimento dos neopentecostais nos anos 80, a primeira década do novo século está sendo marcada pelo anátema do“reteté” dentro de muitas Assembléias de Deus. Isso sem falar em outras igrejas que estão passando pior situação. Esse novo movimento pode não estar sendo notado por muitos, e, inclusive alguns corações sinceros estão sendo enganados por ele, porém é, sem dúvidas, o mais nocivo e mais perigoso movimento espiritual dos últimos anos da igreja. Enquanto o avivamento da Rua Azuza marcou o que talvez haja sido um dos maiores avivamentos da história do cristianismo, e enquanto o surgimento do neopentecostalismo surgiu no mínimo em base a um movimento duvidoso, o “reteté” flui como o mais incoerente dos movimentos cristãos dos últimos tempos. Caracterizado pela banalização dos dons espirituais, pela falta de respeito à sã doutrina e pelo fogo estranho no altar. Vejamos cada um desses pontos:


1. Banalização dos dons espirituais – Imitam línguas estranhas (do tipo, “aqui vai ter manto”, “vem pro reteté de Jeová irmão”, entre muitas outras) obviamente aprendidas e decoradas, fazem piadas de profecias, inventam os já famosos atos proféticos, imitam, fazem rir, sem o mínimo respeito ou temor, usam profecias e revelações para assustar, prever o futuro e dominar os incautos. Não existe respeito ao que é santo, o profano se confunde com o puro. E para piorar a situação inventam dons que nunca estiveram nas escrituras, tais como o dom de traçar espadas, cortar o laço, o dom da metralhadora, a marcha, voar nas asas do vento, entre muitas outras coisas, algumas delas bizarras. Há alguns anos, dons espirituais eramcoisas santas na igreja, ninguém imitava, era pecado brincar com isso...

2. Falta de Respeito à sã doutrina – Não poderia ser diferente, diz a palavra: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;” (2 Ti. 4.3). A Bíblia diz claramente que se não houver intérprete, então o que fala línguas se cale e fale consigo mesmo e com Deus. Mas ficam falando indiscriminadamente, muitos cultos se tornam em exposição única do dom de línguas estranhas. A Bíblia diz que tudo seja feito com ordem, mas fazem do culto uma verdadeira desordem dentro da congregação.

3. Fogo estranho do Altar – Quando eu era criança, numa Assembleia de Deus ainda não atingida pelos atuais devaneios doutrinários, a gente podia desfrutar da mais santa profecia nos cultos, um crente usado pelo Espírito Santo era motivo de silencio absoluto “pra ouvir Jesus falar”. Muitos dizem que o que acontece nas religiõesafro- brasileiras é o diabo imitando as coisas de Deus; mas tenha certeza que,no caso das manifestações de giros frenéticos, danças em transi, caídas espirituais, gritarias descontroladas e espíritos escandalosos não foi a igreja evangélica no Brasil que começou. Neste caso muitas igrejas estão imitando os centros de macumba.

O pentecostalismo sempre esteve ligado aos movimentos espirituais que prezam pela manifestação dos dons espirituais, e a palavra de Deus, quando bem analisada, dátotal respaldo, incentivo e orientação na busca pelos dons espirituais. Por isso uma igreja avivada não pode deixar de ter profecia, línguas estranhas e todos os demais dons espirituais, porém, se passamos além do que está escrito estamos consentindo com o anátema, o espírito do erro estará mais perto que nunca dos nossos corações. 

7 comentarios:

Elder Dayvid Morais dijo...

Infelizmente, a falta de conhecimento bíblico aliado à debilidade humana leva muitos ao desequilíbrio espiritual, fazendo coisas muito próximas da loucura e do absurdo. Creio que quanto mais nos aproximamos da Palavra de Deus, mais nos afastamos destas heresias.

Assuero Chagas dijo...

O Grande problema é que muitos estão querendo carne e não o mana que desce do céu.

Lucas Antonio dijo...

Paz do Eterno Deus! Parabéns pelo seu blog, ele é muito rico e edificante. Continue neste incentivo e perseverando em diferenciar a net, pois saiba que Deus conta com você! Se possível visita meu blog: http://unicristao.blogspot.com, ficarei muito honrado pela sua visita e aceitação. Só para informação, já estou te seguindo. Fica na Paz de Deus!

Pastor Edinaldo Domingos dijo...

Amado a Paz do Senhor. Estamos orando pela a obra do Senhor no Perú, ja estive no ano de 2009 com o missionário brasileiro Leví Rebouças em Cusco, oportunidade que também conheci Lima.


Obs. gostaria que o irmão seguisse meu blog: pr-edinaldodomingos.blogspot.com

Um forte abraço.

Anónimo dijo...

FALO ISSO COM MUITA TRISTEZA MAS OS DENOMINADOS ASSEMBLEIANOS COM CERTEZA ESTÃO RECEBENDO DO SENHOR A PAGA POR SUAS HERESIAS INVENTADAS HÁ MUITO TEMPO ATRÁS QUANDO SE DESVIARAM DA FÉ E SE DENOMINARAM PENTECOSTAIS CONTRARIANDO HORRIVELMENTE A VERDADE DA PESSOA E OBRA DO ESPIRITO SANTO DE DEUS. A HERESIA MAIS IGNORANTE POR EXEMPLO FOI DE ELES TEREM ATRIBUIDO À PESSOA DO ESPIRITO SANTO DE DEUS O TERMO PENTECOSTAL ATRIBUINDO FORÇA ESPIRITUAL AO NOME (ANIMISMO DO TERMO)E DEPOIS FAZER RELAÇÃO DESTE EVENTO UMA PRATICA DEMONIACA MANIFESTADA PELO DIABO NA RUA AZUZA EM 1910 ATRIBUINDO AO ESPIRITO DE DEUS O FALAR LINGUA ESTRANHA COISA QUE O ESPIRITO DE DEUS NUNCA FEZ SEGUNDO O TESTEMUNHO DA PALAVRA DE DEUS. É SÓ CONFERIR O TESTEMUNHO DO ESPIRITO SANTO DE DEUS NA BIBLIA QUE CONSTATAREMOS ESTA VERDADE. NA SUA REBELDIA DEPOIS DE EXPULSOS OU SEJA EXCLUIDOS POR HERESIA FUNDARAM SUA PROPRIA DENOMINAÇÃO NA CONCORDANCIA DOS PERESENTES CONFORME ELES MESMOS AFIRMAM EM SEU TESTEMUNHO COMO SENDO UMA DIREÇÃO DO ESPIRITO SANTO. MAS AÍ EU PERGUNTO: ESTARIA O ESPIRITO SANTO DE DEUS SE CONTRADIZENDO QUANDO NOS ENSINA QUE UMA PESSOA EXCLUIDA DA IGREJA ESTÁ DESLIGADA NOS CÉUS? E COMO ESTES HOMENS EXCLUIDOS POR UMA IGREJA DO SENHOR SÉRIA TERIAM AUTORIDADE DIANTE DE DEUS DE BATIZAR NOVAS PESSOAS EM SEU NOME? FICA A DICA PARA MEDITAR . SEI QUE ESTA DENOMINAÇÃO NUNCA VAI ACEITAR ISSO MAS É A PURA VERDADE E É HISTÓRICO. COMO O SENHOR DISSE COM MUITA SABEDORIA ATRAVÉS DO SEU SANTO APÓSTOLO "Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito,do Espírito colherá a vida eterna.Gálatas 6:7-8"
2 JO 1.9-Todo aquele que vai além da doutrina de Cristo, e não permanece nela, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho
2 CO 11.3 – Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplici dade que há em Cristo.

'A TUA PALAVRA É A VERDADE SENHOR"

Assuero Chagas dijo...

Que a blasfêmia do anónimo seja um testemunho no dia do juízo, no o qual não haverá misericórdia. Para todos os que lerem tal aberração fica a mostra de como se pode distorcer as escrituras em função de uma religião morta...

Anónimo dijo...

a paz de cristo para todos,primeiramente quero dizer que fui criado na doutrina da palavra de Deus na denominaçao que, o dijo sem a conhecer a tratou com tanta futilidade,porem quero dizer tambem que nunca concordei com tantos movimentos sem base nas sagradas escrituras. sei muito bem o que o apostolu paulo quis dizer para os irmaos em roma no capitulo 10,9-12,se com tua boca confessares que jesus e senhor, e creres em teu coraçao que Deus o ressucitou dos mortos,seras salvo. pois e com o coraçao que se crer para a justiça,e com a boca se confessa para salvaçao.como as escrituras diz;quem nele crer nao sera envergonhado. NAO HA DIFERENÇA ENTRE JUDEU NEM GREGO,UMA VEZ QUE O MESMO E O SENHOR DE TODOS,E RICO PARA COM TODOS QUE O ENVOCAM. entao o que precisa a qui e de um crente,que seje batista,que seje,assembleiano,que seje presbiteriano,em fim.diser que aminha denominaçao assembleiana e afastada dos preceitos do senhor,uma igreja seria.amigo ,procure conhecer melhor um povo tambem comprado pelo sangue de cristo,nos sabemos em quem temos crido meu amigo eu sei o que paulo disse aos romanos no cp.12,1-8.so o primeiro vs,portanto, rogo-vos,irmaos,pelas misericordiasde DEUS ,que apresenteis vossos corpos por sacrificio vivo,santo e agradavel a DEUS, que e o vosso culto racional.talvez a vossa pessoa nao tenha tanta experiencia em evangelio na rua para predidos,quem sabe vc seja aqueles crentes de dentro de igrejas,talvez ainda vc precise refazer o caminho do mestre ,deixando as noventa e nove e ir procurar a perdida, em fim ,nao lho tou dando a qui contra-resposta,pelos exageiros que o senhor a qui comentou,muito pelo contrario vc esta sertissimo,o que me deixou chateado foi o vosso desdem pela assembleia de Deus.tenho certeza da minha salvaçao,e espero lhe encomtrar na quele grande dia.