martes, 22 de mayo de 2012

Como Evitar a Depressão !


                 

     A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns hoje em dia. Existem pesquisas que apontam para um alto índice da população sofrendo afetada com um quadro depressivo, e se crê que cada vez mais a depressão é comum entre os mais jovens.
     As causas são muitas, o que chamamos de etiologia da enfermidade, mas isso seria tema de outro comentário.
     Mas é bom lembrar que a Bíblia fala de depressão desde os tempos do Antigo Testamento. Homens como Moises, Elias, Jeremias e Davi são um valioso exemplo.

     Mas como evitar entrar em depressão?
     Antes, porém, de responder a pergunta proposta, é necessário saber o que é de fato a depressão. E para isso, tomaremos como exemplo a depressão de Elias.
     Elias se escondeu numa caverna (Isolamento, perda de interesse em atividades cotidianas) – Um dos sintomas de depressão é a perda de interesse em atividades lúdicas, as quais antes resultavam prazerosas. Desejos de isolamento e inatividade, de uma forma geral, também podem ser observados. É comum em pessoas com um quadro depressivo não desejar contato interpessoal. Em termos práticos: ficar só, não falar com ninguém, não sair pra nada do quarto ou da casa. Uma caverna é o melhor lugar pra quem está emocionalmente esgotado. Você com certeza, tem a sua, ou já teve em algum momento; Elias não hesitou em entrar na caverna da sua dor e da sua angústia.
     Elias temia morrer nas mãos de Jezabel (Ansiedade). – A ansiedade é um sintoma que frequentemente está associado com a depressão. É também reconhecida como “crise de pânico”. O medo que Elias tinha de cair nas mãos da esposa de Acabe lhe carcomia ferozmente a alma, e o grande profeta não pode resistir à pressão. Ansioso por escapar de uma morte atroz, fugiu até sentir-se longe do perigo, mas só não conseguiu fugir de si mesmo.
     Elias dormia demais (Problemas de conciliação do sono) – Tanto a insônia como a sonolência, ou o desejo de dormir em excesso é um sintoma típico da depressão. Qualquer distúrbio sério no ritmo do sono deve ser um sinal que não se deve ignorar. O que mais queria fazer Elias era dormir; precisou ser despertado pelo anjo do Senhor duas vezes, dormia inexplicavelmente, tentava fugir da realidade e afogar-se no sono era um alívio momentâneo pra sua dor. Outros vivem completamente o oposto, e ficar acordado ou não conseguir dormir normalmente é a resposta de uma alma agitada, que não quer nem aceita esquecer a sua dor. Vc pode dizer que ele precisava descansar, porém, lembre que da mesma forma que Deus o fez caminhar mais de um mês com  um prato de comida, poderia fazê-lo sentir-se descansado com apenas poucos minutos de sono.         
     Elias tinha depressão!
     Elias estava comendo demais (Problemas com o apetite) – O apetite de Elias aparentemente também estava desequilibrado, comer dois pratos era demais. Lembre que com a força do segundo ele caminhou 40 dias. Pra que dois?
     Elias tinha o profundo desejo de morrer (Ânsias de morte) - Um sentimento de esgotamento e vontade de morrer, e em alguns casos, pensamentos suicidas (não é o caso de Elias), são o indício mais forte que observamos no quadro clínico de depressão.  Claramente, no caso do suicídio, se deve reconhecer um alto grau de presença demoníaca

     Mas como evitar entrar em depressão?

     Quando um paciente procura ajuda profissional para o tratamento de depressão, ele será submetido uma série de provas para determinar o grau do transtorno e a patologia, de acordo aos padrões internacionais (DSM IV / CIE – 10). Porém, o crente tem ferramentas incomparavelmente superiores para o tratamento desse mal. Mas, sobre o tratamento bíblico para a depressão deixaremos para outro estudo, o assunto agora é como evitar.
     1. Quando vc pecar, peça perdão sinceramente ao Senhor, humilhe-se, quebrante o seu coração, insista até sentir sua presença.
     2. Se esforce para produzir o fruto do Espírito, especialmente o domínio próprio, para que vc possa ter controle sobre seu estado anímico e sobre todas suas faculdades mentais. Isso é um processo que implica em cultivar o hábito do jejum e de louvor contínuo.
        3. Cuidado com os maus pensamentos, não permita que sua mente se concentre no que é ruim, ainda que seja verdade, pense em Deus, medite na sua palavra. Se o seu presente lhe faz sofrer, olhe para o seu futuro com a certeza (fé) de que Deus vai tirar vc dessa situação para uma terra que mana leite e mel.
        4. Não perca o rumo. Vc não é daqui, sua cidadania, não é a terrenal, somos do céu, da nova Jerusalém, somos eternos, tal como nosso Criador. Lembre-se que as causas mais comuns para a depressão são problemas financeiros, sentimentais, de saúde, de desesperança, decepção, traição. Olhe pra Jesus, autor e consumado de nossa Fé. Não perca o alvo, não perca o céu.
        5. Seja valente. Se algum espírito maligno está atormentando vc não se assuste nem negue a realidade fugindo da situação. Encare, lute, peça o poder de Deus e repreenda em nome de Jesus; expulse demônios, tenha ousadia e autoridade do céu. De fato, Deus já lhe deu; então use a unção, repreenda em nome de Jesus, cante e se alegre.
Poderíamos comentar sobre muitos outros pontos igualmente importantes concernentes à depressão, porém, se vc observar esses conselhos, verá que a depressão voar. pra longe de vc na mesma velocidade que o Espírito Santo reinar na sua alma. Não evite escrever e tirar as suas dúvidas.
     Nosso próprio comentário sobre o tema será: Como sair da depressão. Que Deus te abençoe grandemente.
La paz del Señor.

Assuero Chagas, Pastor Evangelista, missionário, bacharelando de psicologia.


sábado, 19 de mayo de 2012

DENÚNCIA: Homem de Deus vende o seu ministério!



Um grande instrumento nas mãos de Deus, profeta de profecias famosas, começou muito bem; porém, vendeu o seu ministério, pôs o interesse no dinheiro, enganou e gerou um exército de seguidores. Não deixe de ler, ainda que vc fique assustado, vc precisa saber!
Quando eu comecei a conhecê-lo, sua aparente piedade e vida íntegra notava-se que eram realmente cativantes. Afirmações do tipo “eu só faço o que Deus manda” ou “eu obedeço apenas a Deus” ou ainda “a minha boca só vai falar o que Deus mandar” apenas escondiam o que estava guardado no seu coração, e que pouco a pouco foi sendo visto por todos, só não vê que não quer. Pra complicar a história, a instrumentalidade de Deus era notável. Pode-se sentir a presença de Deus nas suas mensagens até hoje conhecidas por muitos...
Eu fico impressionado como um homem de Deus pode cair ir tão baixo em nome da fé, e cair da graça de uma forma tão feia. Uma decepção!
Você pode pensar que eu estou falando de alguém que vc conhece pessoalmente ou mesmo de um amigo seu, porém, não! Qualquer semelhança é pura coincidência. Eu estou falando de Balaão. E se veio à sua memória alguém que vc conhece... Misericórdia!!!
Balaão tinha aparência de servo de Deus, essas são algumas de suas célebres declarações:
e vos trarei a resposta, como o Senhor me falar”
“Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia traspassar o mandado do Senhor, meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande”
E pra colocar mais pimenta na história, creia meu irmão, Deus usava o rapaz! Veja algumas das mais famosas profecias deste homem:
“Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso denunciar a quem o Senhor não denunciou?”
“Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?”
“palavra daquele que ouve os ditos de Deus, o que tem a visão do Todo-Poderoso e prostra-se”
Porém, Balaão é considerado pela literatura apocalítica, como o “pai” dos líderes religiosos avaros e cujos ministérios giram em torno do SER, TER e PODER. E dá seu nome à doutrina dos pérfidos seguidores das riquezas (Lc. 12.13; Ap. 2.14).
Para nossa tristeza, os seus seguidores estão aí, não estão vivendo das coisas de Deus, estão explorando as coisas de Deus, enriquecendo às custas das ovelhas, descendo cada vez mais pra mais perto do deus deste século. Tomara que vc nunca seja seguidor de Balaão!

martes, 15 de mayo de 2012

Sensualismo na igreja !!!!

     O sensualismo é pecado? Calça comprida, minissaia, saia lascada, tudo isso é pecado?
     A Bíblia diz que a mulher deve vestir-se com decência, modéstia e bom senso (1 Ti. 2.11). Na relação das obras da carne de gálatas 5, é mencionado a lascívia, a qual pode manifestar-se nas roupas sensuais, nos olhares, num toque. É o mesmo de que ser sensual ou sex. Eu não creio que se trata do modelo, se é calça ou saia, creio que se trata de que a mulher que aceita a Jesus, e passa a ser templo e morada do Espírito Santo, deve ser “sex” e sensual apenas para o seu marido. 
Se na nossa igreja se proíbe que a mulher use calça é outro assunto, o que é certo é que hoje em dia eu prefiro dar menos atenção ao modelo e combater fortemente o sensualismo, visto que dentro das nossas mesmas igrejas as saias curtas, ajustadas e escandalosas estão fazendo o maior sucesso para alegria do diabo. 
 Há alguns pastores que já estão esquecendo do que sofreram quando eram jovens, não se lembram do jugo da mocidade que mencionou o profeta Jeremias. Os ditos cujos permitem as irmãzinhas usarem cada roupa que apenas fazem os fracos pecar. Há alguns que desesperadamente tentam manter os bons costumes da igreja sem explicar o porquê, e terminam causando um problema pior, enquanto suas mesmas filhas ou mulheres andam de forma lamentável, sem falar no que postam nas suas redes sociais. 
     As mulheres não devem usar roupas que atraiam aos homens, porque são templo e morada do Espírito Santo, isso é pecado! Os homens não devem olhar as mocinhas indecentes da igreja porque, os que são de Cristo já crucificaram sua carne com os seus desejos e paixões (Gá. 5.24). Até porque se não houver na igreja um motivo para pecar, sempre haverá no mundo. Na verdade, está pecando quem mostra e que olha, ambos irão para o inferno. 
     Por isso quero deixar uma palavra para as irmãs que tem caído nesse pecado: Arrependam-se! Não importa se o seu pastor faz vista grossa, se a doutrina da sua igreja diz que isso é normal ou se vc tem feito caso omisso da palavra de Deus. Se não houver um verdadeiro arrependimento, pela porta estreita vc não passará. Use roupas decorosas: na igreja, no seu trabalho, na praia, onde vc vá, seja luz, seja diferente, aceite a perseguição e vá pro céu. Evite fazer os homens fracos pecarem, e não seja um instrumento nas mãos do diabo para fazer muitos caírem.
     Também deixo uma palavra para os irmãozinhos fraquinhos que não podem deixar de olhar: Convertam-se! Se não forem capazes de dominar o olho, com certeza não terão salvação. Arrependam-se e não sejam arrastados para situações cada vez mais complicadas. Um homem que não pode dominar o seu olhar na igreja, não o fara na igreja, na televisão, na internet, e o seu futuro é de perdição.       
     Faça morrer a sua natureza terrena (Col. 3.5).

miércoles, 9 de mayo de 2012

Vai uma novelinha aí irmão?

               Pode um crente deleitar-se em novelas?
      Na visão de um conhecedor das Escrituras, essa é uma a perspectiva sobre as novelas globais ou qualquer uma delas:

Os atores não são casados, mas se beijam, fazem sexo, são lascivos e isso é pecado;

O homossexualismo é normal em uma novela. Em muitos casos, até engraçado. Porém nunca deixará de ser abominável aos olhos de Deus, digam o que digam;
As mulheres frequentemente estão expondo (partes do) o corpo que, apenas, levam o s fracos ao pecado. Ser sensual sempre foi e sempre será pecado, ainda que dentro dos nossos templos vejamos algo parecido;
O ocultismo faz parte do “cardápio”! É impossível; para algumas emissoras; venderem seu produto sem apelar para o príncipe das trevas, a magia ou o candomblé. A feitiçaria sempre foi e sempre será pecado, ainda que seja apresentada bem bonitinha e inofensiva.
E aí? Pode um crente deleitar-se em novelas?
     Por favor, responda você!
A bíblia diz que somos templo e morada do Espírito Santo. Pode o Espírito de Deus assistir essas novelas com você?
Por mais que alguém diga que é normal, ouça o meu conselho e revise os seus conceitos, e se vc gosta de uma tal novelinha, peça a Deus que lhe ajude a voltar ao primeiro amor libertando sua vida das correntes do inferno. Creia que esses demônios sairão e vc será verdadeiramente LIVRE!

miércoles, 2 de mayo de 2012

Pode um crente desajeitado ser batizado com o Espírito Santo?


Como nos aproximamos dos últimos dias da igreja na terra, era de se esperar o surgimento das mais variadas crendices, superstições e exacerbações da fé tudo com o nome de “evangélico”. Os falsos mestres e falsos profetas estão mais que nunca, trabalhando, nas vinte e quatro horas do dia, para fabricar o mais variado compêndio de pseudos evangelhos e, literalmente, “muitos estão sendo enganados”. Mas os fiéis não podem se calar, devem falar a tempo e fora de tempo, anunciar de todas as formas e por todos os meios as santas verdades do evangelho; mesmo que isso nos custe um alto preço. Em todos os sentidos, é necessário fazer. Então vamos lá: Pode um crente desajeitado ser batizado com o Espírito Santo?

1.      O Espírito Santo só é dado a quem obedece à palavra

“Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem” (At. 5.32).

Batismo com o Espírito Santo de crente desajeitado, não é batismo com o Espírito Santo, mas línguas estranhas aprendidas ou decoradas, resultado da capacidade intelectual do indivíduo ou em alguns casos, demônios que imitam línguas estranhas. Se para sermos templo e morada do Espírito Santo, temos que ser santos, para ser batizado não é diferente.

2.      Batismo com o Espírito Santo não é dado para “segurar” o crente na igreja.

“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (At. 1.8).

O batismo com o Espírito Santo é o poder de Deus na vida do crente, capacitando-o para fazer a sua obra. Essa história de que Jesus batiza pra não ir para o mundo (o que quase sempre termina acontecendo) é pura crendice de gente que desconhece a palavra. O batismo é dado para que o crente tenha autoridade de desfazer as fortalezas do diabo e seus sofismas (2 Cor. 10.4).

3.      Satanás pode imitar o batismo com o Espírito Santo.

“E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.” (2 Cor. 11.15).

Por isso vemos movimentos religiosos que agora estão cheios de um falso “poder de Deus”. Igrejas católicas, igrejas homossexuais e muitas igrejas evangélicas desviadas do verdadeiro evangelho, estão experimentando um suposto “batismo” que nós sabemos não passar de uma influência demoníaca. Realidade que cada vez se tornará mais comum, antes da vinda de Jesus.
Devemos pedir a Deus discernimento! Não podemos deixar-nos enganar pelos impetuosos ventos de doutrinas falsas que estão, sorrateiramente, tomando o controle das igrejas prostituídas.
O batismo com o Espírito Santo é resultado de uma vida sincera, de uma busca fervorosa e resulta em mais comunhão, mais santidade, mais vida no altar de Deus e mais evangelismo e autoridade contra as trevas.